24.10.15

Por que eu sempre digo que o Brasil está passando pela Idade Média só agora...








  Bom, há anos que não escrevo nada e resolvi postar este texto porque parece que algumas pessoas ainda não entenderam a gravidade das coisas...

 Nós adoramos pensar que estamos no futuro, somos seres evoluídos e que todos estão reclamando de barriga cheia, pois as coisas vão melhores do que nunca e pior mesmo estava nos séculos passados, mas será que ficou tudo no passado mesmo?
 Pretendo fazer uma lista de tudo o que acontece agora que acontecia antes e ninguém parece perceber. Lembrando que não ditarei tudo, apenas os fatos mais marcantes e que mais fazem um "bam" nas nossas carinhas:

 • Impostos: Nós pagamos impostos absurdos em teor de preço e utilidade, o preço real que pagamos pelos produtos é irrisório comparado com o restante que é destinado ao governo. Impostos esses que seriam destinados a cuidar do país, mas que sabemos serem usados de outra forma. Sem mencionar que a desculpa para a super faturação é: "Todo mundo está disposto a pagar mais". O que é exatamente o que acontecia antigamente: "Para bancar minhas festas e estilo de vida vou aumentar os impostos. Não dá para aumentar? Criarei novos!". Uma das poucas diferenças é que não pagamos por termos "nascido sem pedir" ou "morrido sem permissão".

 • Governantes: Estão lá apenas se aproveitando dos frutos do nosso trabalho duro por serem os detentores das terras e nos fazendo acreditar que são muito bons por fazerem comerciais onde dizem estar ajudando a quem precisa. Se aproveitando da ingenuidade dos menos instruídos e fazendo o povo acreditar que o motivo das coisas irem mal é do próprio povo (o que não deixa de ser verdade, pois se quiséssemos mesmo mudança iríamos às ruas), manipulando a informação e mantendo-nos calados com pão e circo ou simplesmente mandando prender aqueles que discordarem de algo. Sem falar em como mandam a milicia para cima dos cidadãos durante as revoltas populares...

 • Importações e o senso de nacionalismo: Fazem-nos acreditar que só o que é bom é o que vem de fora, no entanto não de qualquer lugar, apenas dos países com aliança; deles as coisas vem fácil (produtos, médicos, etc), dos outros eles taxam impostos absurdos para que prefiramos produtos "nacionais" a importados. A riqueza da cultura nacional é apagada, pois como disse anteriormente só o que vem de fora tem valor, o que nos deixa perdidos sem saber de onde viemos e a onde pertencemos, o tal "orgulho de ser brasileiro" só aparece na época da Copa do Mundo (masculina, a feminina não) e durante as Olimpíadas. No restante do tempo não sabemos quem somos e definitivamente não sentimos orgulho algum de sermos daqui. A falta de amor para com nosso país e com aqueles que aqui vivem é o que faz com o deixemos como está e não nos importemos, com tanto que possamos assistir o "Esquenta" depois. 

 • Religião: O país é governado por instituições cristãs que abominam outras práticas religiosas perseguindo-as e tomando decisões no parlamento, criações de leis e distribuição de pitaco no estilo de vida da população. A condenação de outras religiões ainda é tão grande que pessoas são agredidas (física e verbalmente) e mortas todos os dias. Sem falar na criação de um exercito... 

 • Indígenas: Infelizmente outra situação atroz que ainda perdura é a desapropriação dos territórios indígenas, escravização e assassinato. Justamente por serem povos nativos a justiça não os alcança e os casos são tratados com desdém, afinal eles não são "civilizados" e menos ainda catequizados.

 • Direitos da mulher: Nós mulheres já conquistamos muito, mas ainda assim é como se de nada tivesse adiantado. Todos os dias milhares de mulheres sofrem abusos físicos e verbais pelo simples fato de serem mulheres. Ainda somos vistas como propriedade e moeda de troca. Não temos o direito de decidirmos sobre nossos corpos e se sonharmos em pedir ajuda, somos ridicularizadas pelos outros e por aqueles que têm por direito fornecer ajuda. A mulher não passa de um objeto, somos vendidas em comerciais, revistas e para aqueles que pagam aos nossos captores. O tráfico humano para turismo sexual é acobertado pelas autoridades que recebe para ficar calada e é tratada com tabu ou mero mito.

 • Direitos humanos em geral: Em pleno século XXI ainda vemos pessoas serem amarradas a postes (na falta do pelourinho) e espancadas até a morte por delitos, outras serem escravizadas, mulheres sendo agredidas por traição e homens incentivados a não serem fieis. Pessoas literalmente açoitadas por sua opção sexual, por sua cor e status social. A desigualdade gritante de poder e a marginalização das periferias. Se você for de classe alta é um deus, se você for de classe baixa com certeza é bandido e se for de classe média (ou burguês) que Deus tenha piedade de ti, você não passa de um aspirante a rico que é explorado pela classe alta e massacrado pela baixa que não entende porque você consegui subir na vida e ele não. As leis não funcionam para ninguém - além dos milionários é claro. O transporte público também não, há carência na educação - afinal sabedoria é uma coisa perigosa, e o sistema de saúde é mais "doente" do que os que precisam dele. Não há alimento para todos, pois é tudo exportado para outros países, as águas estão poluídas e os tesouros nacionais não são de domínio nacional, e a pedofilia e o estupro são vistos como situações normais e a culpa é das vítimas, dentre vários e vários outros fatores.

 • Milícia: Ainda existem bons profissionais que tentam fazer seu trabalho, mas são impedidos por leis sem cabimento e uma sociedade revolta, enquanto a outra parte é corrupta, tem participação no tráfico de armas, produtos, substâncias ilícitas e pessoas. Obedecem àqueles no comando e por consequência agem pela força bruta e crueldade, muitas vezes faz o seu trabalho bem, mas a negligência faz muitas pessoas questionarem sua real existência...

 • As pessoas: Se julgam criaturas de bem, puritanos e bons cristãos, porém a realidade por trás da máscara de aparências é bem diferente. Vivemos em uma sociedade que até hoje se vê presa a reputação, mas que pelas costas age de outra forma e quando há um escândalo condena e apedreja. A população brasileira (não, não estou falando que todo mundo é assim) é intolerante de todas as formas possíveis: na religião, na opção sexual, na aparência, na cultura popular, com as mulheres, com a cor da pele, com a questão do aborto, transgêneros, preferência política e absolutamente todo o resto! Vivemos de status, conexões, mexericos e tentativas de tornar a vida do outro uma tormenta para passar o tédio do dia-a-dia, nos animamos com tragédias, aplaudimos a violência, sorrimos da desgraça alheia - afinal não foi comigo... E nos alegramos profundamente quando alguém é julgado publicamente. Viramos a cara àqueles que nos pedem ajuda e nos aproveitamos dos que se dispõe a ajudar o próximo, se não pudermos tirar vantagem não há porque demonstrar interesse. Há também os que são instruídos e reclamam por melhorias, e os que são ingênuos e ou enganados pelo governo e caem matando em cima de quem não se deixa enganar pelo "panetone"...

 • Favelas: A parcela pobre da população - que por sinal é a maior parcela de todas, não tendo condições é empurrada para as margens das cidades e forçada a invadir locais vazios e ali construir um cantinho para chamar de seu. Por serem invasões muitas vezes não há esgoto, água encanada, eletricidade, policiamento, atendimento médico e outros recursos básicos. Por não haver quem socorra, a criminalidade toma de conta e todos os que ali vivem são considerados de má índole. Antigamente as vilas é que ficavam à margem nas mesmas condições aqui apresentadas, então quem cometia os crimes era o habitante da vila, o famoso "vilão", já hoje quem comete os delitos é chamado de "favelado". Percebem a semelhança?

 Infelizmente é assim que vivemos em um tempo tão avançado... Presos ao passado e nos recusando a seguir em frente, a notícia boa é que em seguida vem o Renascimento (rsrs), porém isso só será possível quando conseguirmos nos livrar de tudo isso e decidirmos crescer. Ainda há muito que não abordei aqui ou que não me aprofundei muito, mas o texto já ficou enorme e ninguém gosta de material de leitura muito grande. Falei apenas por alto mesmo só para dar uma ideia do assunto em questão. Se alguém se lembrar de mais alguma coisa pode deixar nos comentários e peço encarecidamente aos Haters que nem se deem ao trabalho de vir falar abobrinha, pois denuncio mesmo sem dó nem piedade!

Até mais criaturas do submundo.



~T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário